O ser humano deve buscar dentro de si a inspiração para atuar no mundo; criar uma representação clara, uma idéia de algo concreto que quer ver manifestado a partir de si, o que podemos chamar de uma visão de Futuro. Esta visão deve mobilizar todo o seu querer para agir para esta finalidade. Agindo assim o ele não cumpre um dever, mas atua conforme suas convicções, sua intenção, e só assim ele pode ser livre.
Foi com essa convicção que optei pela profissão Professor aos uns 15 anos atrás. Aos poucos o desprezo e a desvalorização da profissão tomam uma proporção maior que as convicções e os sentimentos paralelos são de desânimo e de angustia.
Nós professores brasileiros somos ousados e temos muita garra, pois trabalhamos em salas abarrotadas de alunos oriundos de uma sociedade doente e tentamos a cada 4 horas tornar a vida desses cidadãos mais clara, mais felizes e com mais perspectivas, lutamos pela produção de conhecimento, pesquisamos, estudamos, pois acreditamos que a educação de qualidade cura uma sociedade.
Relato minha angustia, pois ainda me restam gotas de esperanças, mesmo que as perspectivas sejam as piores para nossa profissão. Desvalorização dos salários, cada vez mais precárias as condições de trabalho, um faz de conta de ‘inclusão’ e agora em nossa cidade(NH), o fim do plano de carreira, que resgatava ainda um pouco da dignidade, mesmo tardia da profissão.
Compartilho o meu desespero quando penso no futuro, pois o que vai fazer hoje a juventude, mesmo cheia de convicções, investir em uma licenciatura?
Será que o problema maior para o futuro do nosso município, por exemplo, ao invés de não ter dinheiro para pagar a folha de pagamento, segundo a fala do senhor prefeito, não será a falta de professores qualificados para nossos filhos e/ou netos.
Refletindo sobre a história da nossa sociedade, revendo os números de turmas de magistério dos últimos 20 anos, tenho certeza que em breve teremos quem sabe outdoor com slogam “Por favor seja um professor”.
Por favor, não desistam da educação, olhem para as crianças, para o futuro; uma sociedade saudável cresce, produz e é feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário